segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Sobre a resenha e a Metodologia Científica

O uso da Metodologia no campo da saúde.

Resenha é um tipo de resumo – forma de reunir e apresentar, por escrito, de maneira concisa, coerente, e freqüentemente seletiva, as informações básicas de um texto preexistente, pondo-se em destaque os elementos de maior interesse e importância –.

O resenhista lê uma obra, ou texto, sublinha os fatos importantes, analisa-os, interpreta-os de forma crítica, pois a resenha tem, por finalidade, informar, de maneira objetiva e cortês, sobre determinado assunto tratado, evidenciando a contribuição do autor , mostrando novas abordagens, novos conhecimentos, novas teorias; porém, ele deve apontar as falhas e os erros de informações, bem como tecer elogios aos méritos da obra, sem, contudo, emitir um juízo de valor ou deturpar o pensamento do autor.

O emprego da análise estatística na pesquisa biomédica constitui, sem dúvida alguma, um dos fenômenos mais marcantes das últimas décadas. Este aprimoramento da metodologia científica levou não só a maior objetividade na análise dos resultados como também ao aprofundamento do espírito crítico do pesquisador. Neste livro são apresentados alguns tópicos da metodologia científica aplicada à área de saúde.

Nenhum comentário: